Atendimento Nobre

Para falar com a gente é fácil, só escolher um de nossos consultores logo abaixo.
:D

Selecionar:

Breno Costa

Vendedor

Fernando Castoldi

Sup. Comercial

Reinaldo

Consultor Comercial

whatsapp

PRINCÍPIOS BÁSICOS A RESPEITO DO SISTEMA MUSCULAR DO CAVALO

Antes mesmo de entender como o seu cavalo se movimenta, é preciso conhecer os componentes que formam seu sistema muscular. Com isso, você pode melhorar o desempenho e cuidar melhor do bem-estar do animal.

Composição do músculo

No corpo do cavalo existem três tipos de músculo: o cardíaco, específico do coração e não pode ser controlado conscientemente; o suave, que é involuntário e faz parte do sistema circulatório e digestivo; e do esqueleto, que é aquele é capaz de produzir os movimentos, que mantém a postura e estabiliza as juntas, esse músculo fica sob controle consciente, mesmo contraindo involuntariamente como resposta a um reflexo.

São aproximadamente 700 músculos que compõem o esqueleto do cavalo. Os músculos do esqueleto possuem diversos formatos e tamanhos e respondem a impulsos motores dos nervos, são elásticos e têm alto poder de contração. Ele tem uma “barriga” que compreende as milhares de fibras que estão entrelaçadas a fascia, um tecido conectivo.

Essas fibras diminuem em direção às pontas do músculo e reduzem sua circunferência até que elas fiquem em forma de um tendão, ou seja, os músculos são fixados e movem o esqueleto.

Músculos do esqueleto do cavalo

Os músculos são compostos por fibras, que por sua vez são formadas por milhares de células musculares. As fibras são unidas por feixes, as chamadas fascículos, que são camadas finas de fáscia. Dentro de cada uma delas estão fios menores, que são conhecidos como miofibrilas, que fornecem ao músculo a habilidade da elasticidade, aumentando e diminuindo.

Dentro dos miofibrilas estão as carcomeres, que são miofilamentos formados de proteínas, eles são os responsáveis por contrair a musculatura, eles deslizam quando o músculo se contrai, mas logo voltam à posição original quando os músculos relaxam.

Os músculos convertem a energia química em movimento de maneira fácil. Os tipos de fibras musculares do esqueleto são variados, estes são herdados, mas conforme você treine para conseguir maior rendimento do cavalo, você não pode mudá-los. Ou seja, não é possível transformar um cavalo de tração em um cavalo de corrida.

Tipos de músculo

O músculo de contração lenta produz energia lentamente por um período de tempo. Eles realizam o trabalho de maneira aeróbica, precisando de oxigênio para criar energia. Assim, os cavalos que têm predominância desse tipo de fibra muscular são menos propensos a fadiga e são bons para enduro.

Já o músculo de contração rápida, que são fisicamente maiores, trabalham de maneira anaeróbica e produzem pequenas quantidades de energia rápida e explosiva, mas cansam rapidamente. Cavalos que possuem mais fibras de contração rápida são bons para o salto.

Tendões e ligamentos

Os tendões são formados quando o volume do músculo diminui, sua espessura está ligeiramente ligada em ziguezague ou ondulado. Eles economizam energia na natureza já que possuem a capacidade de esticar e recolher.

O ligamento é uma faixa de tecidos conectivos que deixam os ossos ou tendões no devido lugar, eles não esticam tanto quanto os tendões, mas estabilizam e protegem cada junta do corpo do animal.

Os tendões não possuem quase nenhuma elasticidade em comparação com os músculos, mas são pouco mais elásticos que os ligamentos. Possuem grande resistência à tração, oferecendo a possibilidade de resistir a grandes pesos. Eles são protegidos por revestimentos ou por sacos com fluido, que é chamado de bursa.

Os ligamentos são a sustentação das juntas, o que evita que haja uma superextensão, flexionamento ou rotação. São compostos por colágeno, que é uma proteína encontrada no tecido conectivo, por isso, são mais resistentes que os tendões.

Se você quer melhorar a alimentação dos seus equinos, para ter mais rendimento, entre em contato conosco para descobrirmos, juntos, qual o melhor cronograma alimentar para os seus animais.

Clique nesse botão amarelo no final da página e nos envie uma mensagem!