Atendimento Nobre

Para falar com a gente é fácil, só escolher um de nossos consultores logo abaixo.
:D

Selecionar:

Nenhum consultor disponível no momento :(
whatsapp

Planejamento forrageiro, saiba qual a sua importância

Qual a importância do planejamento forrageiro?

O planejamento é indispensável em qualquer sistema de produção, seja agricultura ou de pecuária. Um ponto importante dentro de uma propriedade leiteira, é o planejamento forrageiro, cujo objetivo é assegurar à oferta de forragens para os animais ao longo do ano. Essa é uma questão fundamental para o produtor, uma vez que a alimentação dos animais é um dos detalhes mais importantes para os resultados que eles irão entregar durante o ano.

O planejamento forrageiro consiste em um conjunto de técnicas utilizadas desde o plantio até a colheita, para que haja o melhor rendimento de produção, menores perdas de colheita e armazenamento, para que assim, haja forragem suficiente, na quantidade ideal, bem como de alta qualidade, durante o ano inteiro. Essa forragem deve ser adequada para as mais diversas necessidades do rebanho. Com um bom planejamento forrageiro é possível garantir a produtividade esperada, um uso mais adequado e eficiente do pasto bem como maximizar a produção por hectare.

Vale ressaltar que, com a aplicação do planejamento financeiro, é possível economizar recursos nas épocas mais críticas do ano, como corre na estiagem. Com o pasto escasso nessa época do ano, o resultado é uma perda da qualidade nutricional da forragem. Portanto, haverá perda de produtividade e, consequentemente, perda de receitas.

Elaborar um projeto que inclua uma análise profunda do rebanho, bem como uma estimativa de alimentação ao longo do ano é de extrema importância para o pecuarista que não quer lidar com imprevistos. Por isso, o planejamento forrageiro tem como grande destaque a possibilidade de prever futuros cenários críticos e montar as estratégias para superá-los. Sendo assim, é possível planejar a fazenda como um todo, destacando-se as áreas que devem ser adubadas de forma a maximizar a forragem e suprir as demandas mesmo na época de estiagem.

A alimentação do gado é um assunto de extrema importância para o produtor pecuarista. Dessa forma, fazer o planejamento forrageiro correto para garantir alimentação de qualidade em todas as épocas do ano é condição indispensável para atingir as metas traçadas com a produção dos animais. Sem o adequado planejamento, o pecuarista corre o risco de não ter alimentação suficiente para os períodos críticos do ano.

Além de todo o planejamento, também contamos com as adversidades que podem ocorrer dentro de uma propriedade, como nascimento de animais, mudanças de lotes, perdas durante o processo de confecção das dietas, entre outros. A nutrição dos animais não pode acabar, mas para esses momentos de falta nós temos os produtos nobre feita por agrônomos, zootecnistas e técnicos agrícolas que entregam o melhor de suas experiências, assim oferecendo ao seu rebanho uma nutrição de qualidade.

Para mais informações é só clicar aqui