Atendimento Nobre

Para falar com a gente é fácil, só escolher um de nossos consultores logo abaixo.
:D

Selecionar:

Nenhum consultor disponível no momento :(
whatsapp

Pegada de carbono na pecuária leiteira

Pegada de carbono, CO2, metano, outros gases de efeito estufa, tem quem já chegou a falar que o grande problema ambiental do mudo e a pecuária, mas segundo FAO 2013 os bovinos respondem só por 14,5%   dos gases do efeito estufa do mundo.

A pecuária não e a principal causa mas a gente não pode esquecer do assunto, todos devemos nos importar com a preservação do meio ambiente e no combate do mudança climática , de fato a pecuária a nível mundial tem se preocupado e tem diminuindo  sua produção de gases de efeito estufa,  existem empresas pecuárias em volta do mundo e no Brasil  atingindo o carbono zero (ex. https://www.cnabrasil.org.br/noticias/fazenda-em-mato-grosso-do-sul-e-a-primeira-a-receber-certificado-carne-carbono-neutro) e ainda empresas envolvidas com pecuária conseguirão vender créditos de carbono (https://agroinsight.com.br/credito-de-carbono-na-pecuaria-2).

O que pode ser feito desde a nutrição das vacas para diminuir a contaminação ambiental?

Primeiro, ser mais eficiente, sim cada vaca produz mais leite por dia, e produz mais por cada quilo de alimento, serão necessárias menos vacas menos quilos de alimento e menos gases de efeito estufa para produzir o leite que humanidade precisa.

Segundo, fazer um bom aproveitamento de materiais que virariam resíduos contaminantes, coprodutos agroindustriais que liberados no meio ambiente virariam poluição, mas passados pela digestão dos bovinos além de servir de alimento, se transformam em fertilizantes que fixam carbono no solo, isto serviria como mecanismo fixador de carbono no solo.

Terceiro, modificar a dieta a digestão e o metabolismo das vacas para que seja menos contaminante, muito tem sido pesquisado nesse quesito, por exemplo: capturar o hidrogênio livre no rúmen para que não entre na rota da metano-gênesis, diminuir a população de bactérias metanogênicas, aumentar a população de bactérias produtoras de propionato usando diversos métodos, ionoforos,  gorduras, nitratos, taninos, algas marinas etc. (Fernandes C. 2023 , Nagaraja et al,1997, Berchielli, et al 20060, Janyanegara, et al 2011)

Na nobre nos preocupamos por formular dietas eficientes, nas quais incluímos ionóforos,  coprodutos, uma relação volumoso e concentrado adequado, e recentemente nosso “carboprintreducer nobre” como fonte de tanino na dose justa para uma fermentação mais efetiva e menos metanogênica, sem afetar a digestibilidade  da dieta e muito longe dos problemas de toxicidade pelos que foram conhecidos os taninos em outras época.

 

  • FAO 2013. Tackling climnate Change troungth livestok. http://www.fao.org/3/i3437e/i3437e.pdf
  • Jayanegara, F. Leiber and M. Kreuzer. 2011.. Meta-analysis of the relationship between dietary tannin level and methane formation in ruminants from in vivo and in vitro experiments. Journal Of Animal Fisiologi and animal nutrition
  • Nagaraja TG, Newbold CJ, van Nevel CJ, Demeyer DI. Manipulation of ruminal fermentation. In: Hobson PN, Stewart CS, editors. The Rumen Microbial Ecosystem.Springer; Dordrecht, Netherlands: 1997. pp. 523–632.
  • Berchielli T.T et al. Nutriçao de Ruminantes.  Ed . Funep. 2006.
  • Guyader J, et al , Additive methane-mitigating effect between linseed oil and nitrate fed to cattle.
    J Anim Science. 2015 Jul;93(7):3564-77.

Fenades C, 2023.  Produccio0n de Metano y Estrastefias de Motogacion Masadas em la alimentacion, . https://rumiantes.com/produccion-metano-estrategias-mitigacion-basadas-alimentacion