Nutrição de Potros
Para o devido sucesso da criação de cavalos, alguns cuidados devem ser tomados, começando pelo devido manejo nutricional da égua durante a gestação, atingindo as exigências nutricionais diárias da categoria. Isso contribuirá para a manutenção da gestação e a adequada produção leiteira para lactação.
Na espécie equina, a duração da gestação varia entre raças e indivíduos, apresentando em média 335 dias. Após esse período e posteriormente o nascimento do potro, os cuidados com este devem ser intensos, pois trata-se de uma fase bastante delicada. É comum éguas de primeira cria (primíparas) não aceitarem o potro no primeiro momento, ou então tenha ocorrido a morte da mãe no momento do parto, ou mesmo durante o primeiro mês de vida do potro. Com isso, o aleitamento artificial é extremamente necessário, devido à forte dependência do leite materno nessa idade.
Ao nascimento, deve-se atentar à ingestão do colostro por parte do potro, visto que é o alimento mais importante da vida do animal. E o consumo deve ocorrer até seis horas após o parto, adquirindo a devida transferência de imunidade passiva.
O leite materno garante toda a nutrição do potro somente até o terceiro mês de vida, pois a partir do terceiro mês de lactação a qualidade do leite da égua é diminuída e, ao mesmo tempo, o potro tem suas exigências nutricionais aumentadas, o que significa que uma suplementação com ração balanceada deve ser iniciada.
Durante este período de pré-desmame é necessária uma alimentação que tenha a disposição de água, boa pastagem, ração de boa qualidade, concentrado e suplementação, na quantidade equivalente a 1% do seu peso.
O desmame é realizado normalmente no quinto ou sexto mês de vida, cujo este período de transição é muito crítico, pois a separação da mãe é sempre muito estressante para o animal, fazendo com que haja diminuição do estado imunológico, diminuição no consumo alimentar, predispondo o animal a doenças. Após o período de desmame, este período crítico leva em torno de 30 dias, e posteriormente, o animal inicia uma fase de desenvolvimento e ganho de peso, deve-se então tomar cuidado neste período para que o animal não se torne obeso.
A partir do desmame, é fundamental que, em sua alimentação, estejam presentes proteínas de alta qualidade e quantidades suficientes de vitaminas e minerais, devido ao rápido desenvolvimento ósseo e muscular.
A partir 12 meses de idade, a taxa de crescimento diminui consideravelmente, a concentração dos nutrientes exigida no programa alimentar destes animais é menor, e por isso, o índice de distúrbios ortopédicos é bem mais baixo. Os animais conseguem ter maior aproveitamento e absorção dos nutrientes oriundos das fibras do capim, pois o funcionamento da câmara de fermentação ou ceco, é maior o que as dos animais desmamados.
Por isso, nesta fase a porção volumosa da dieta é maior. Os potros devem ficar em pastagens de boa qualidade, e podem também receber feno de alfafa. E para maior praticidade, a Nobre desenvolveu uma alimentação completa e balanceada, a base de forragens de qualidade como azevém, alfafa e aveia em grãos, para atender todas as necessidades dos potros, conheça um pouco mais sobre este produto inédito, mande uma mensagem que respondemos logo logo ou acesse:
Fonte: Univitta