
IMPACTO DA NUTRIÇÃO NA PRODUÇÃO PECUÁRIA
Que os altos custos da produção pecuária no Brasil são um grande problema não é novidade! As incertezas econômicas afetam cada vez mais o desenvolvimento das produções. Por isso, é extremamente necessário utilizar os recursos de maneira inteligente, sempre buscando o aumento da produtividade.
E é aí que a nutrição animal entra, ela tem um papel fundamental neste processo. É através da nutrição que o organismo do animal, assimila os nutrientes existentes no alimento, transformando-os em leite ou carne, com qualidade e eficiência.
Por isso, são os alimentos presentes na alimentação do rebanho que determinam a qualidade da sua nutrição e interferem diretamente na saúde da alimentação humana.
A pastagem não é suficiente para a nutrição de qualidade dos bovinos, é necessário o fornecimento de rações ou os chamados concentrados, que são misturas de cereais e outros nutrientes.
Qual o impacto da nutrição na produção pecuária?
Alguns fatores como manejo, gestão e genética são essenciais para a produtividade pecuária. Porém, como vimos anteriormente, a incrementação da alimentação dos bovinos, para que tenham uma nutrição de qualidade é um grande desafio para os pecuaristas.
Em um sistema de produção de leite, a alimentação custa cerca de ⅔ dos gastos com produção. No sistema de produção de gado, quanto maior a intensificação, maior a necessidade de ração. E é por isso, principalmente, que se faz necessário o uso da nutrição como uma ferramenta aliada para a produção de um sistema produtivo equilibrado.
Lembre-se que quanto mais completa a nutrição do seu rebanho, maior será a sua produção de carne e leite, e, portanto, maior será o seu lucro. De nada adianta investir em ações de baixo custo se estas não trazem o retorno desejado e não alcançam os seus objetivos.
Impacto da nutrição na produtividade
Como visto anteriormente, a boa nutrição do rebanho, garante uma maior produção de leite e carne, e consequentemente aumento no lucro de pecuarista. Uma alimentação falha, pobre em nutrientes, pode ocasionar diversas doenças, baixa produtividade, perda de peso e diversos outros prejuízos, que afetam diretamente o seu bolso.
A nutrição do animal deve suprir toda a sua necessidade em proteínas, fibras, minerais e energia, caso contrário o objetivo estabelecido pelo produtor não será alcançado, causando variações no desempenho e produtividade do rebanho.
Por isso é extremamente necessário fornecer uma ração de qualidade, em todas as etapas de produção, desde a cria até a produção de leite, que supra todas as necessidades do rebanho. Se o seu objetivo é lucrar, então você deve apostar na nutrição de qualidade do seu animal!
Gostou dessas dicas? Então vem para a Nobre Nutrição Animal, temos os melhores alimentos nutricionais de alta qualidade, fontes de energia, fibras e proteínas que agem de maneira efetiva na dieta do animal.
Para conhecer nosso produto, clique no botão amarelo ao final da página e nos envie uma mensagem!
Fonte: Nutratta