Atendimento Nobre

Para falar com a gente é fácil, só escolher um de nossos consultores logo abaixo.
:D

Selecionar:

Nenhum consultor disponível no momento :(
whatsapp

Estratégias para manter a qualidade da alimentação com a diminuição da pastagem

Durante os meses de março a junho, além de estarmos passando pela estação do outono, também passamos pelo chamado vazio outonal, que é quando o pasto de verão começa a envelhecer e as pastagens de inverno ainda estão sendo implantadas.

Isso significa que os custos com as pastagens neste período encarecem ainda mais. Por exemplo, a suplementação com silagem e feno pode dobrar o custo da nutrição para produção do leite. Outro exemplo são as pastagens da região Sul que são compostas por espécies de crescimento na estação quente. Com a chegada de estações mais frias essas pastagens perdem drasticamente o valor nutritivoÉ necessário implementar algumas estratégias para manter a qualidade da alimentação com a diminuição da pastagem, e reduzir a remuneração do produtor. Confira:

 

 

  • Diferimento de forrageiras perenes de verão

 

Uma dica é retirar os animais do pasto para acumular forragem para o período do outono. Exemplos de forragens que podem ser manejadas são a bermuda (Tifton), capim colonião, braquiárias e capim elefante anão.

 

  • Semear milheto, sorgos, capim-sudão, milho grão

 

Outra sugestão é semear grãos de feijão, milho, silagem, pastagem de sorgos e milheto degradadas em alta densidade, forrageando assim os animais no cocho ou mesmo em pastejo.

 

  • Perenizar áreas usando gramíneas de inverno

 

Algumas gramíneas de inverno como azevém e festuca podem ser utilizadas para perenizar a área.

 

 

  • Antecipar semeadura de espécies anuais de inverno

 

Várias espécies podem ser utilizadas na antecipação, como aveias, cevada e trigo. Se semeadas logo após a colheita de verão, podem produzir forragem durante todo o outono e inverno. 

Lembre-se, durante o inverno muitas das propriedades da lavoura e pecuária ficam ociosas, sem produzir renda e sem qualquer cobertura. Aproveite esses espaços através da integração lavoura-pecuária para produzir forragens para seus cavalos, proporcionando maior tranquilidade durante o período.

Gostou de saber um pouco mais sobre quais cuidados básicos você pode tomar para manter a qualidade da alimentação mesmo com a diminuição da pastagem dos seus animais no outono e inverno? É essencial que você redobre a atenção nesta estação. 

Outra dica importante: Venha conhecer a Nobre Nutrição Animal, temos alimentos de alta qualidade, fontes de energia, fibras e proteínas que agem de maneira efetiva na e pratica na dieta do animal.

Para conhecer nosso produto, clique no botão amarelo ao final da página e nos envie uma mensagem!

Fonte: Embrapa