Atendimento Nobre

Para falar com a gente é fácil, só escolher um de nossos consultores logo abaixo.
:D

Selecionar:

Nenhum consultor disponível no momento :(
whatsapp

ENTENDA A RELAÇÃO ENTRE UMA ALIMENTAÇÃO INADEQUADA E AS PRINCIPAIS DOENÇAS QUE ACOMETEM OS EQUINOS

Já é fato que uma boa nutrição pode ser uma maneira de diminuir as doenças nos equinos. Entretanto é de extrema importância que você fique atento ao manejo nutricional, caso a condução seja incorreta e falte nutrientes é possível que os animais fiquem doentes e até venham a óbito. 

Para evitar que isso aconteça e que você possa alcançar o melhor potencial dos cavalos, é essencial uma boa alimentação, controlando a qualidade do alimento e sempre com o acompanhamento de um profissional qualificado. Hoje você vai conhecer algumas das doenças mais comuns em cavalos: 

  • Cólica

Apesar de ser uma doença que pode acontecer com frequência, ela pode se tornar grave se não for tratada a tempo, levando o animal a óbito. Essa é uma dor no abdômen do animal causada por uma desordem em seu sistema digestivo e que pode alterar o seu comportamento. 

Os animais que sofrem com esse desconforto ficam inquietos, rolam no chão, olham para o flanco e perdem o apetite. Caso note qualquer comportamento diferente no animal, é essencial procurar por um veterinário. 

Geralmente os casos mais comuns que desenvolvem cólica nos cavalos são doenças relacionadas à parasitas, ingestão excessiva de alimentos concentrados, volumosos de baixa qualidade ou falta de água.

  • Diarreia

O sistema digestivo desses animais é extremamente sensível. Por isso é preciso ficar atento, pois essa doença pode ser causada pela má qualidade do feno e dos grãos fornecidos, alimentação com micotoxinas, constante mudança de dietas e o uso excessivo de medicamentos. 

  • Cara inchada

Essa doença pode ser desenvolvida quando o animal ingere dietas com desequilíbrio de cálcio e fósforo ou por falta de minerais. Ela é conhecida por esse nome pois acontece a deposição de tecido fibroso nos ossos do chanfro do animal, para onde o organismo manda o cálcio para a circulação sanguínea pela falta de cálcio livre. 

Para diagnosticar o cavalo é preciso realizar um exame de sangue e raio-x. O tratamento para a cara inchada necessita de reposição de cálcio venoso com o fornecimento de sal mineral e dietas balanceadas. 

  • Doenças Ortopédicas de Desenvolvimento

Os equinos podem desenvolver doenças ortopédicas através do fornecimento de dietas com alto teor de energia, que aceleram o crescimento do animal e afetam o desenvolvimento e formação dos ossos e articulações. Para uma boa saúde do animal é necessário o fornecimento de dietas balanceadas, principalmente para os potros, com níveis de proteína, energia e minerais adequados. 

  • Laminite

Essa é uma doença grave que se manifesta nos cascos dos equinos e pode comprometer sua vida atlética e levá-lo a óbito. A Laminite acontece quando existe a morte de bactérias no organismo, que são comuns após as cólicas. Uma nutrição com alto teor fermentativo como: grãos, rações fareladas e silagem de milho, aumentam a predisposição às cólicas e à laminite.

  • Micotoxicoses

A ingestão de micotoxinas através de grãos e volumosos contaminados pode causar vários males à saúde dos animais, como: inapetência, imunossupressão, diarreias, cólicas, perda de peso, diminuição da fertilidade, mortes embrionárias, abortos, perda de performance, entre outros. 

É sempre importante trabalhar com um volumoso de boa qualidade, observando a presença do mofo e a qualidade da matéria prima da ração produzida. 

Para evitar que essas doenças apareçam e garantir mais potencial aos animais é necessário o acompanhamento de um profissional e uma alimentação rica em nutrientes. E para isso, o Equibalance é o produto perfeito!

Nossos ingredientes são selecionados com precisão para que o animal tenha as melhores fontes de proteínas, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais.

Para conhecer nosso produto, clique no botão amarelo ao final da página e nos envie uma mensagem!

 

Fonte: Guabi Saúde Animal