
Diminuição da temperatura: saiba como identificar se os seus cavalos estão passando frio e como evitar
Com a aproximação do inverno e diminuição das temperaturas, não só os seres humanos que precisam se proteger do frio, mas os animais também, o que exige uma série de cuidados com os seus cavalos.
Sim, os equinos também passam frio! E é preciso tomar iniciativas a fim de evitar que sua saúde e bem-estar sejam prejudicados nesta estação. Principalmente se você reside nas regiões sul e sudeste do Brasil, em que o frio é mais rigoroso.
Existem pelo menos três situações para criação de equinos:
- Cavalos criados exclusivamente no campo (mais sujeitos às mudanças do clima)
- Animais criados em regime de campo (geralmente são recolhidos em um estábulo para pernoitar)
- Animais estabulados (tempo integral em cocheira)
Por isso, na estação em que nos encontramos (outono) os equinos passam por uma adaptação para o inverno, em que suas pelagens se tornam mais densas, grossas e longas. As noites mais frias acabam exigindo gastos excessivos de energia para que o animal se mantenha aquecido, afetando sua imunidade.
Algumas iniciativas que podem ajudar os cavalos durante o inverno:
-
Vacinação
Para prevenir a gripe equina que delimita e enfraquece a saúde dos equinos.
-
Atenção com a alimentação dos animais
Pois com o aumento da demanda de energia há também um aumento de consumo de alimentos. É necessário se atentar para que os cavalos mantenham seu escore corporal ideal, para isso é preciso investir em uma boa ração concentrada.
Esteja atento também a temperatura da água, baixas temperaturas podem levar a diminuição do consumo, e consequentemente aumentar os riscos de cólicas.
-
Acessórios
Um importante acessório que ajuda a diminuir as sensações térmicas das temperaturas amenas são as capas. Elas atuam como barreira, evitando que os animais sintam frio, contudo, é necessário uma adaptação prévia ao equipamento, para que o animal não se assuste.
-
Animais em regime de campo
Eles precisam de uma atenção maior, por estarem grande parte do tempo ao ar livre. Uma alternativa é que sejam providenciados locais de abrigos com proteção de chuva e ventos.
-
Exercícios de aquecimento
O inverno acaba sendo propenso a maior a lesões corporais. Os treinamentos devem ser feitos em horários mais quentes, como pela manhã restando um tempo maior no período vespertino, para resfriamento e secagem do animal.
-
Banhos
Evite banhos no corpo todo dos equinos, apenas banhos de meio corpo (membros e abdômen) nas horas mais quentes do dia. Utilize toalhas para reduzir o tempo de secagem.
Gostou de saber um pouco mais sobre quais cuidados básicos você pode tomar para ajudar a manter a saúde e bem estar dos seus cavalos no inverno? É essencial que você redobre a atenção com seu animal nesta estação.
Outra dica importante: Então vem para a Nobre Nutrição Animal, temos os melhores alimentos nutricionais de alta qualidade, fontes de energia, fibras e proteínas que agem de maneira efetiva na dieta do animal.
Para conhecer nosso produto, clique no botão amarelo ao final da página e nos envie uma mensagem!
Fonte: Revista horse