Atendimento Nobre

Para falar com a gente é fácil, só escolher um de nossos consultores logo abaixo.
:D

Selecionar:

Fernando Castoldi

Sup. Comercial

Breno Costa

Méd. Veterinário

whatsapp

Diminuição da temperatura: saiba como identificar se os seus cavalos estão passando frio e como evitar

Com a aproximação do inverno e diminuição das temperaturas, não só os seres humanos que precisam se proteger do frio, mas os animais também, o que exige uma série de cuidados com os seus cavalos.

Sim, os equinos também passam frio! E é preciso tomar iniciativas a fim de evitar que sua saúde e bem-estar sejam prejudicados nesta estação. Principalmente se você reside nas regiões sul e sudeste do Brasil, em que o frio é mais rigoroso. 

 

Existem pelo menos três situações para criação de equinos:

  1. Cavalos criados exclusivamente no campo (mais sujeitos às mudanças do clima)
  2. Animais criados em regime de campo (geralmente são recolhidos em um estábulo para pernoitar) 
  3. Animais estabulados (tempo integral em cocheira)

 

Por isso, na estação em que nos encontramos (outono) os equinos passam por uma adaptação para o inverno, em que suas pelagens se tornam mais densas, grossas e longas. As noites mais frias acabam exigindo gastos excessivos de energia para que o animal se mantenha aquecido, afetando sua imunidade. 

Algumas iniciativas que podem ajudar os cavalos durante o inverno:

 

  • Vacinação 

 

Para prevenir a gripe equina que delimita e enfraquece a saúde dos equinos.

 

  • Atenção com a alimentação dos animais

 

Pois com o aumento da demanda de energia há também um aumento de consumo de alimentos. É necessário se atentar para que os cavalos mantenham seu escore corporal ideal, para isso é preciso investir em uma boa ração concentrada.

Esteja atento também a temperatura da água, baixas temperaturas podem levar a diminuição do consumo, e consequentemente aumentar os riscos de cólicas. 

 

  • Acessórios 

 

Um importante acessório que ajuda a diminuir as sensações térmicas das temperaturas amenas são as capas. Elas atuam como barreira, evitando que os animais sintam frio, contudo, é necessário uma adaptação prévia ao equipamento, para que o animal não se assuste.

 

  • Animais em regime de campo

 

Eles precisam de uma atenção maior, por estarem grande parte do tempo ao ar livre. Uma alternativa é que sejam providenciados locais de abrigos com proteção de chuva e ventos.

 

  • Exercícios de aquecimento

 

O inverno acaba sendo propenso a maior a lesões corporais. Os treinamentos devem ser feitos em horários mais quentes, como pela manhã restando um tempo maior no período vespertino, para resfriamento e secagem do animal.

 

  • Banhos 

 

Evite banhos no corpo todo dos equinos, apenas banhos de meio corpo (membros e abdômen) nas horas mais quentes do dia. Utilize toalhas para reduzir o tempo de secagem.

 

Gostou de saber um pouco mais sobre quais cuidados básicos você pode tomar para ajudar a manter a saúde e bem estar dos seus cavalos no inverno? É essencial que você redobre a atenção com seu animal nesta estação. 

Outra dica importante: Então vem para a Nobre Nutrição Animal, temos os melhores alimentos nutricionais de alta qualidade, fontes de energia, fibras e proteínas que agem de maneira efetiva na dieta do animal.

Para conhecer nosso produto, clique no botão amarelo ao final da página e nos envie uma mensagem!

 

Fonte: Revista horse