Atendimento Nobre

Para falar com a gente é fácil, só escolher um de nossos consultores logo abaixo.
:D

Selecionar:

Nenhum consultor disponível no momento :(
whatsapp

COMO UMA DIETA RUIM PODE INFLUENCIAR NA COMPOSIÇÃO DO LEITE

Você sabia que quanto mais eficiente for a nutrição de um animal de rebanho, mais eficiente será a sua produção de leite?  Isso acontece justamente porque na atividade leiteira a nutrição é o principal fator para a produção. 

 

É claro que existem outros fatores determinantes na produção do leite das vacas, como: raça e genética, além de outros fatores externos como estação do ano, que afetam diretamente na produção do leite. 

 

Porém é a nutrição que determina algumas tendências atuais da comercialização do leite, que demandam certos produtos lácteos influenciados pela composição do leite e consequentemente pela nutrição do animal. 

 

Como exemplos podemos citar as gorduras, proteínas, fósforos e extratos secos desengordurados que são elementos do leite definitivos para maior importância econômica, servindo como critério para o valor do leite nas mais diversas localidades. 

 

Confira algumas dicas de como enriquecer a dieta do seu rebanho e alterar a porcentagem de sólidos no leite: 

 

Concentrado

O aumento de concentrado na dieta das vacas leiteiras, ultrapassando os 50%, causa uma alteração ruminal, gerando uma menor degradação da parte fibrosa e consequentemente reduzindo a concentração de gordura do leite. 

 

Quantidade e fonte de proteína

O aumento de proteínas no leite das vacas leiteiras acontece quando é fornecida uma maior proporção na dieta. Quando a proteína é resistente aos microrganismos do rúmen, esse dado se torna ainda mais concreto, devido sua passagem direta pelo rúmen.

 

Uma dica de proteína não degradável no rúmen do animal são os grãos que sofrem tratamento térmico na formulação de dietas, se atente com o excesso de calor, pois este pode causar uma reação indesejável. 

 

Quantidade e tipo de fibra

 

É lei e consenso geral que as dietas devem conter um mínimo de 28% de  fibra em detergente neutro (FDN), sendo que, 75% do FDN é proveniente de forragens não finamente moídas (fibra efetiva). 

Com relação às fibras efetivas é essencial que no mínimo 22% componha a dieta pois assim ocorre o aproveitamento e a digestibilidade da porção fibrosa, que é convertida na produção de um leite de maior qualidade.

 

Aditivos

Os aditivos desempenham um papel importante na melhora do desempenho produtivo de ruminantes, que influenciam nos teores de gordura do leite. Os tipos de aditivos mais utilizados são o tamponantes como bicarbonato de sódio, que minimiza a queda do ph ruminal, mantendo ativas as bactérias que fermentam a fibra.

 

Outro exemplo são os ionóforos, que convertem os alimentos em nutrientes, aumentando o ácido propiônico e a produção de leite. Com estes aditivos há uma maior produção de leite, mas com menores teores de gordura.

 

Gostou de saber um pouco mais sobre como uma dieta ruim pode influenciar na composição do leite? Saber quais são esses fatores, trazem algumas vantagens para o produtor, saúde animal e qualidade do leite. 

 

Pensando em nutrição, os Essenciais da Nobre são alimentos nutricionais de alta qualidade, fontes de energia, fibras e proteínas que agem de maneira efetiva na dieta do animal.

 

Para conhecer nosso produto, clique no botão amarelo ao final da página e nos envie uma mensagem!

 

Fonte: Vital Tech