Atendimento Nobre

Para falar com a gente é fácil, só escolher um de nossos consultores logo abaixo.
:D

Selecionar:

Breno Costa

Vendedor

Fernando Castoldi

Sup. Comercial

Reinaldo

Consultor Comercial

whatsapp

COMO GARANTIR UMA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA PARA EQUINOS NO INVERNO?

Antes mesmo de falar sobre a alimentação dos equinos, precisamos entender a digestão dos animais. Para o capim apresentar todo o seu potencial produtivo ele precisa de três fatores: qualidade do solo, luminosidade e água. No Brasil, nas estações frias, a luminosidade do sol diminui e ainda apresenta menos quantidade de chuva. Somente o capim não apresenta toda a capacidade nutritiva esperada, por isso, é preciso complementar a alimentação. 

ENTENDA A DIGESTÃO

Os cavalos são animais herbívoros, que tem como seu principal alimento as pastagens, são mastigadores e muito seletivos na busca por alimentos, onde além das pastagens, buscam na natureza, frutas, sementes, brotos de ervas, folhas, mas também lambem rochas salinas em busca do seu equilíbrio nutricional. 

Eles são capazes de suprir toda ou quase sua demanda nutricional com gramíneas, mas para isso acontecer, o seu trato gastrointestinal precisou ser adaptado fisiologicamente por muitos anos. 

O estômago do cavalo é pequeno e adaptado para pequenas porções de alimento. As enzimas gástricas do estômago são liberadas a partir da distensão do órgão. Para que o cavalo mantenha uma boa quantidade de fermentação microbiana, é preciso incluir fontes de fibra com alto valor energético para favorecer o crescimento da flora, o que evita desequilíbrio alimentar e doenças posteriores. 

Por isso, é preciso ficar atento nas estações do ano e nas condições fisiológicas que estão no pasto, pois nas épocas frias, há menor concentração de lignina e de fibras digestivas, o que diminui a qualidade nutricional do pasto. Também é preciso tomar cuidado com a ingestão de água, pois nas estações mais geladas, os equinos ingerem menos quantidade de água, o que pode causar problemas de hidratação. 

OS MELHORES ALIMENTOS PARA OS CAVALOS

De maneira geral, as dietas dos cavalos são compostas por ração concentrada, forragens conservadas ou pastagens, água e suplemento. As principais forragens utilizadas na dieta dos equinos, na região Sul do Brasil, são a Alfafa e Azevém, que são fontes de fibras e possuem alto valor biológico. A Alfafa é muito nutritiva e apresenta qualidades em teores de proteína bruta, cálcio, fósforo em níveis altos. 

A Aveia Grão é fonte de carboidrato estrutural e tem grande aceitação pela espécie, é um amido excelente para a digestibilidade. Já o melaço tem uma função palatabilizante e também estabiliza a dieta do animal, aumentando o tempo de armazenagem.  O Refinazil, que é um farelo proteinoso de milho, tem a função de aumentar a proteína e a energia do animal. 

COMO SUPLEMENTAR?

Para suplementar a alimentação dos cavalos, é preciso saber qual é o composto que está em falta no organismo do animal. Se há a necessidade de aumentar a quantidade de fibras ou se está faltando energia na dieta ou se o que está em déficit é a disponibilidade e quantidade de água. 

Para isso, é necessário avaliar quais são as porcentagens ideais de suplementação para evitar possíveis problemas de saúde. Para animais atletas e com alto índice de exigência de desempenho, o suplemento deve ser feito para evitar a perda de sais minerais importantes e ainda evitar a desidratação. 

A Nobre Nutrição Animal oferece uma mistura única dos melhores ingredientes que compõem a alimentação dos equinos. Esse conceito de alimentação melhora o desempenho e a saúde dos animais facilitando o manejo nas fazendas. Conheça a Equibance. 

Clique nesse botão amarelo no final da página e nos envie uma mensagem!

 

FONTE: DrogaVet Saúde Animal