
CAVALOS ATLETAS: COMO DETERMINAR SUAS NECESSIDADES NUTRICIONAIS?
TIPO DE DIETA
O primeiro passo para determinar as necessidades nutricionais dos equinos é estabelecer que tipo de dieta o seu animal necessita.
Se você quer manter o peso atual do seu cavalo → dieta de manutenção;
Se precisa reduzir o peso → dieta de redução;
Se o objetivo é aumentar o peso corporal do animal → dieta de ganho de peso.
Mas para isso é necessário adotar o hábito de sempre pesar e tirar as medidas do seu animal. Você pode usar uma fita de peso ou balanças próprias para equinos. Anote todas as informações a cada 2 semanas e crie um gráfico para acompanhar as mudanças.
NECESSIDADES DIÁRIAS TOTAIS
O recomendado é que a quantidade fique entre 1,5 a 3% do peso do animal, com uma média de 2%.
Depois de determinar o tipo de dieta que o cavalo precisa, como explicamos acima, a melhor estratégia para desenvolver um plano de alimentação eficaz é alimentá-lo com base no peso desejado.
A ENERGIA DIGESTIVA
Durante uma dieta, é importantíssimo controlar os níveis de energia na forrageira. Uma boa maneira é adquirir sempre de fornecedores regulares e que não tenham tantas variações, pois forragens diferentes possuem qualidade e quantidades diferentes de Energia Digestível.
Em relação ao pastoreio, a época do ano também irá afetar os níveis de ED. Na primavera o nível é mais elevado, enquanto no inverno tende a ser mais baixo.
Outro ponto importante a se levar em conta é a personalidade do seu cavalo. Se ele é mais ativo e animado, alimente-os com uma energia que tenha liberação mais lenta, como a das fibras e óleos. Já no caso dos mais pacientes, opte por oferecer alimentos com energia de liberação rápida como a do amido dos cereais e dos grãos.
OS CAVALOS DE ESPORTE
Quando se trata da categoria esportiva, as necessidades desse animal são substancialmente energéticas.
A ideia é fornecer uma proteína de qualidade, mas não em grande quantidade.
11 a 12% de proteína bruta na ração e 10% de extrato etéreo. Sempre lembrando que quanto maior for o extrato etéreo, menor deverá ser a quantidade de ração (maior energia por kg de produto). Dependendo da qualidade e da intensidade do trabalho, as quantidades de ração irão variar. No geral, elas podem ser de 0,8 a 1,5% do peso vivo.
Mas se você ainda tem dúvidas de qual o melhor alimento oferecer ao seu cavalo, e prefere procurar ajuda profissional, você pode consultar a opinião do seu veterinário ou de especialistas em nutrição animal, como os da Nobre, que vão te auxiliar a escolher produtos que serão eficientes durante a dieta e trarão mais resultados em menos tempo.
Para falar conosco, basta clicar neste botão amarelo no final da página e enviar a sua pergunta!
Fonte: cavaloatleta.com.br