
CAROÇO DE ALGODÃO PARA BOVINOS LEITEIROS
Aproximadamente de 40 a 60% do custo da produção de leite está relacionada à alimentação do rebanho, por isso, muitas vezes os produtores buscam por alternativas mais baratas e que são capazes de melhorar as características qualitativas e quantitativas do leite.
Dentre as alternativas existe um subproduto da indústria têxtil que pode ser utilizado como alimento complementar: o caroço de algodão.
Esse alimento tem característica protéico-energética e pode suprir, em partes, a necessidade de volumoso e concentrado. Ele é composto por:
- 92% de matéria seca;
- 23% de proteína bruta;
- 20% de extrato etéreo;
- 44% de fibra em detergente neutro;
- 4,80% de cinzas;
- 0,21% de cálcio;
- 0,64% de fósforo.
A proteína que está disponível no caroço de algodão é digerida lentamente pelo animal e possui maior tempo de permanência no rúmen, o que pode ser vantajoso para a sincronização da liberação de amônia e da cadeia de carbono.
Como fornecer o caroço de algodão
Esse alimento possui uma quantidade grande de óleo e por isso deve ser fornecido na dieta das vacas leiteiras entre 2 a 4 kg de MS/vaca/dia, não é recomendado oferecer mais do que 700 g/vaca/dia de óleo de fontes vegetais aos animais, pois pode causar intoxicação e diminuir a digestibilidade da fibra e da energia, causando diarreia.
Sua inclusão na dieta do animal deve ser feita de forma gradual, assim, ele pode se adaptar. O caroço de algodão precisa ser fornecido inteiro, assim, a vaca pode estimular a ruminação e o óleo será liberado lentamente à medida que acontece a ruminação.
Para a saúde da vaca, a presença de fibra é essencial. É recomendado o mínimo de fibra na dieta da vaca em lactação para que não diminua o teor de gordura no leite, em vacas de alta produção isso pode ser um problema, pois necessitam de alto valor de concentrado para suprir essa necessidade. Mas o caroço de algodão pode ser fundamental para os animais, uma vez que fornece uma boa quantidade de fibras, energia e proteína.
Armazenamento
Um caroço de algodão boa qualidade deve ser firme, limpo, com odor característica e com cor entre branco e cinza claro, após sua colheita ele deve ser armazenado em um local seco e fresco, o excesso de umidade faz com que o caroço escureça e perca a sua qualidade, tornando-se menos digestível, sua proteína diminui a pode acontecer a rancificação de gordura na semente.
Também é preciso ter cuidado na propriedade, sendo que os sacos devem ficar em lugares secos e com boa ventilação, além de protegidos da luz solar direta.
Como vimos, o caroço de algodão é uma ótima opção de alimento, pois possui bons índices de gordura, proteína e fibras. Por conta do seu preço ser competitivo, é muito utilizado em propriedades leiteiras, que, consequentemente, podem ter bons resultados na produtividade e desempenho do animal, sem contar, no seu custo de produção.
Por isso, é preciso de cuidado e atenção ao utilizar o caroço de algodão. Seu excesso pode causar problemas às vacas e ao leite. Também é preciso ficar atento à estocagem do alimento, para que o caroço não perca sua qualidade.
Garanta sempre o melhor na sua produção e tenha mais qualidade nutricional para o seu rebanho apostando nos produtos da Nobre!
Para conhecer nosso produto, clique no botão amarelo ao final da página e nos envie uma mensagem!
Fonte: 3rlab