
ALIMENTAÇÃO E CUIDADOS COM OS EQUINOS NO DIA A DIA
Cuidar de equinos é uma atividade muito prazerosa, mas que exige preparo e conhecimentos prévios. O manejo do animal, sua alimentação e os cuidados do dia a dia precisam de total atenção e responsabilidade de seu cuidador. Muitas pessoas fazem o manejo de cavalos igualmente ao do gado, o que é errado. Assim, para garantir o melhor desempenho e saúde dos animais, é preciso conhecer as melhores estratégias de manejo e cuidado no dia a dia dos equinos.
Manejo
Os animais precisam de um bom manejo para garantir que tenham uma boa saúde, seu máximo desempenho e bem estar. Para isso, os animais que ficam soltos devem ser inspecionados no mínimo uma vez ao dia e no caso dos confinados, duas. Também é essencial investir em uma rotina, com alimentação, atividade física, descanso, banho e sono.
É fundamental deixar os equinos em ambientes externos por pelo menos 4 horas diárias, pois o confinamento em excesso pode fazer mal ao animal. Também é preciso ter atenção às instalações, elas devem ser planejadas, seguras e confortáveis. O ideal é que o animal fique em um ambiente externo a maior parte do tempo, de preferência com outros animais.
Para um espaço aberto é necessário ter áreas com sombras, água limpa e fresca e uma pastagem de qualidade. É preciso tomar cuidado com o local de armazenamento dos alimentos, é preciso armazená-los em um local seco, ventilado e limpo.
Nutrição
É essencial investir em um programa de manejo nutricional, para isso, o profissional responsável precisa conhecer as necessidades dos animais, levando em conta diversos fatores, como: sistema digestivo, idade, raça, peso, fase da vida, estado reprodutivo, tipo de uso entre outros.
É preciso entender que os equinos têm um comportamento alimentar diferente e são muito seletivos com a sua alimentação. Eles precisam de água, carboidratos, proteínas, vitaminas, minerais e energia.
Para animais que são criados livres nas pastagens é preciso de mais energia, água e nutrientes, ou seja, é essencial fornecer forragens de qualidade e suplementação alimentar com ração e feno. Entretanto é necessário prestar atenção na quantidade e tempo de consumo das forragens, para não ter problemas com a obesidade do animal.
Já para os animais confinados é preciso ter uma atenção especial em relação a água, é indicado fornecer folhagens inteiras para ajudar no bom funcionamento do intestino. Ou até oferecer volumosos, que podem ficar disponíveis durante a noite para evitar o ócio. Caso precise ofertar concentrados depois dos volumosos, é ideal esperar pelo menos 30 minutos.
Uma mudança na dieta dos animais deve ser feita aos poucos e ao longo de vários dias. Dessa maneira você consegue evitar problemas como cólicas e diarreias.
Com o EQUIBALANCE é possível garantir todos os nutrientes que os animais precisam para melhorar o desempenho e a saúde dos cavalos.
⠀
Os ingredientes são selecionados com precisão e de acordo com a cultura americana de nutrição. Tudo isso para que os animais tenham as melhores fontes de proteínas, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais. Para conhecer nosso produto, clique no botão amarelo ao final da página e nos envie uma mensagem!
Fonte: CPT