Atendimento Nobre

Para falar com a gente é fácil, só escolher um de nossos consultores logo abaixo.
:D

Selecionar:

Nenhum consultor disponível no momento :(
whatsapp

A RELAÇÃO ENTRE NUTRIÇÃO E EFICIÊNCIA REPRODUTIVA NOS BOVINOS

A base para um bom desempenho reprodutivo para os bovinos é a nutrição, isso está relacionado aos aspectos fisiológicos da reprodução, ou seja, é essencial para que o animal manifeste seu comportamento sexual. 

 

Garantir uma boa nutrição para os animais é essencial, pois a subnutrição e a super alimentação podem causar alguns problemas de infertilidade. Por isso, o manejo, quando realizado de forma incorreta, é uma das maiores causas do baixo desempenho reprodutivo dos bovinos no Brasil. 

 

As populações mais antigas já desenvolveram alguns mecanismos para realizar a adaptação em períodos de escassez de alimentos. Uma das medidas adotadas era a diminuição do ritmo de reprodução, pois essa era considerada uma atividade em segundo plano. Hoje, uma alimentação insuficiente pode causar: 

 

  • Perda de cio;
  • Atraso no processo reprodutivo; 
  • Queda na produção de leite; 
  • Bezerros desmamados com menos peso e vacas que precisam de mais tempos para ter uma nova gestação; 
  • Menor receita da propriedade. 

 

Por isso, o manejo deve ser uma das principais preocupações dos profissionais que lidam com os bovinos. Antes de submeter uma vaca ao processo reprodutivo, é preciso conhecer quais são suas exigências nutricionais  no decorrer do ciclo de produção, para realizar uma suplementação eficiente e econômica. 

 

Fornecer uma boa alimentação ao animal, pode auxiliar em todas as atividades do processo de reprodução, atuando no cio, no desenvolvimento folicular, taxa de ovulação, desenvolvimento do embrião e principalmente na manutenção da gestação. 

 

Para melhorar a eficiência reprodutiva, as quantidades diárias de energia,proteínas e minerais precisam ser calculadas da melhor maneira, sendo disponibilizados para o rebanho nos graus de importância específicos e diferenciados. 

 

Consequências que a má alimentação pode causar

 

Uma nutrição insuficiente pode causar a ausência do ciclo estral e do estro, o cio. Isso acontece porque os ovários ficam inativos e pequenos. Além de que o animal pode ficar mais suscetível a doenças, ou no caso dos touros, pode influenciar na monta, pois atinge os músculos e o desenvolvimento dos ossos. 

 

Nos bovinos de leite, se a vaca não retorna para a atividade produtiva rapidamente após o desmame, não existirá nenhum nascimento no próximo ano, o que acaba reduzindo a produção de leite da propriedade. Já nos bovinos de corte, essa situação põe em risco o número de animais comercializados ou eles podem demorar mais para chegar ao peso correto.   

 

Consequências que a superalimentação pode causar

 

Alimentar demais o seu rebanho pode resultar na infertilidade. O alto consumo de rações energéticas pode deixar o animal obeso, diminuindo sua capacidade reprodutiva. Também a infiltração gordurosa nos órgãos sexuais do animal pode dificultar a implantação do embrião e fica propenso a ter partos distócicos. Machos acima do peso, podem ter menor libido e capacidade de saltar e fertilizar a fêmea. Além dos riscos de acidentes na monta.

 

É por isso que a nutrição tem tanta influência na reprodução dos bovinos. Para suprir as carências na alimentação e fornecer todos os nutrientes necessários para o seu rebanho, a Nobre Alimentação Animal conta com produtos formulados especialmente para bovinos de corte e de leite! Clique no botão amarelo ao final da página para nos enviar uma mensagem!

Fonte: https://www.cptcursospresenciais.com.br/blog/nutricao-bovina-e-reproducao/