Atendimento Nobre

Para falar com a gente é fácil, só escolher um de nossos consultores logo abaixo.
:D

Selecionar:

Nenhum consultor disponível no momento :(
whatsapp

Entenda como deve ser a alimentação das vacas em lactação

Para implementar um  sistema de alimentação para vacas em lactação é necessário considerar o nível de produção, o estágio de lactação, a idade da vaca, o consumo esperado de matéria seca, a condição corporal, tipo e valor nutritivo dos alimentos que serão utilizados.  O estágio de lactação afeta a produção e composição do leite, o consumo de alimentos e mudanças no peso vivo do animal. 

Nas duas primeiras lactações da vida de uma vaca leiteira, deve-se fornecer alimentos em quantidades superiores às que deveriam estar recebendo em função da produção de leite, porque estes animais ainda continuam em crescimento e possuem necessidades nutricionais bastante elevadas. 

Por isso, recomenda-se que aos requerimentos de mantença, sejam adicionados 20% a mais para novilhas de primeira cria e 10% para vacas de segunda cria.  É recomendado alimentar as vacas primíparas separadas das mais velhas, isso evita a dominância, aumento o consumo de matéria seca. 

As vacas não devem parir nem magras e nem gordas em excesso. Vacas que ganham muito peso antes do parto possuem apetite reduzido, menores produções de leite, distúrbios metabólicos como cetose, fígado gorduroso e, deslocamento do abomaso, além de baixa resistência aos agentes de doenças.

  • Dieta completa

A dieta completa é uma mistura de volumosos (silagem e pré-secados) com concentrados (energéticos e protéicos), minerais e vitaminas. A mistura desses ingredientes é feita em vagão misturador próprio, contendo balança eletrônica para pesar os ingredientes.

Muito usada em confinamento total, tem a vantagem de evitar que as vacas possam consumir uma quantidade muito grande de concentrado de uma única vez, o que pode causar problemas de acidose nos animais. O melhor teor de matéria seca da ração total está entre 50 e 75%. Rações mais secas ou mais úmidas podem limitar o consumo. Por isso, o teor de umidade da silagem deve ser monitorado semanalmente, se possível.

Normalmente, as vacas se alimentam após as ordenhas. Mantendo a dieta completa à disposição dos animais nesses períodos, pode-se conseguir aumento do consumo voluntário. Para reduzir a mão-de-obra na mistura de diferentes formulações para os grupos de vacas com diferentes produções médias, a tendência é de se formular uma dieta completa com alto teor energético e com nível de proteína não-degradável que atenda o grupo de maior produção de leite. Já os demais grupos, , vacas no terço médio e vacas em final de lactação, naturalmente controlariam o consumo, ingerindo menos matéria seca.

Para assegurar o consumo máximo de forragens, principalmente na época mais quente do ano, é preciso garantir disponibilidade de alimentos ao longo do dia. É necessário encher o cocho no final da tarde, para que os animais possam ter alimento fresco disponível durante a noite, assim, as vacas podem consumir o alimento em um horário que a temperatura é mais amena.

Contudo, a Nobre disponibiliza dietas totais para animais de potencial produtivo médio e alto, pensando também em uma nutrição específica voltada para sólidos. Acesse https://www.nobrenutricaoanimal.com.br/bovinos-de-leite/