Atendimento Nobre

Para falar com a gente é fácil, só escolher um de nossos consultores logo abaixo.
:D

Selecionar:

Nenhum consultor disponível no momento :(
whatsapp

Importância do Casqueamento

CASQUEAMENTO 

O casqueamento é um procedimento feito nos cascos dos cavalos, como forma de tratamento e manutenção servindo para prevenir e curar doenças que possam surgir no animal. Os cascos crescem constantemente como as unhas dos seres humanos, assim necessitando de atenção com regularidades.

O corte dos cascos serve para manutenção dos órgãos locomotores e auxiliam no tratamento de doenças. Animais que permanece soltos em grandes extensões de campo, requer uma manutenção menos significativa pois acabam gastando mais os cascos, já em animais estabulados o processo de casqueamento requer uma manutenção mais significativa pois os acabam gastando menos seus cascos. Animais estabulados recomendasse o casqueamento em torno de 30 a 40 dias, e a limpeza dos cascos diariamente pois é onde absorve todo seu peso corporal está em contato direto com o solo.

O casco por esta em contato direto com o solo acaba absorvendo muita umidade, principalmente em animais estabulados, podendo desenvolver doenças e o acumulo de sujeira ocasiona um grande desconforto para o animal.

ALGUMAS DOENÇAS NOS CASCOS 

Rachadura:  A rachadura acontece devido a falta de manutenção nos cascos, como a limpeza e o casqueamento.

Broca:  A broca é uma bactéria que se aloja no casco dos animais devido ao excesso de umidade.

Laminite:  A laminite é uma doença causa da por dois motivos excesso de trabalho em superfície dura, onde se aumenta muito fluxo sanguíneo dos cascos ou pela nutrição alimentar inadequada

O ferrageamento é a aplicação de uma lâmina de ferro, ferradura, presa por meio de cravos, na borda da parede do casco, com o objetivo de proteger, curar ou corrigir o aprumo do pé dos equinos. O adequado tratamento dos cascos nos equinos podem ser um dos fatores determinantes para o desempenho correto das funções em que esse animal é destinado. Um bom casqueamento, assim como ferrageamento, influi em melhores condições de locomoção e sustentação dos animais, seja de pista, lazer ou esporte. Estes podem ser executados juntos ou separadamente, sendo que um pode ou não complementar o outro dependendo das necessidades do animal.

O casco é a base da sustentação peso do animal, interfere na saúde das articulações e tendões, na qualidade da locomoção e no desempenho durante o trabalho, fornecer uma alimentação adequada, cuidar com regularmente apresentará um melhor bem-estar animal e evitará doenças.