Atendimento Nobre

Para falar com a gente é fácil, só escolher um de nossos consultores logo abaixo.
:D

Selecionar:

Fernando Castoldi

Sup. Comercial

Breno Costa

Méd. Veterinário

whatsapp

COMPOSIÇÃO BROMATOLÓGICA E PERDAS NA SILAGEM DE RAÇÕES EM MISTURA TOTAL

INTRODUÇÃO

A ração em mistura total (RMT) é composta basicamente por volumoso, cereais, alimentos proteicos, minerais, vitaminas e aditivos. A mistura desses ingredientes é realizada com o objetivo de fornecer uma ração completa que irá satisfazer as necessidades nutricionais dos animais. No entanto, a RMT pode ser composta por alimentos sensíveis à deterioração, com isso o preparo dessa ração deve ser realizado próximo ao tempo de utilização (Yuan et al., 2015).

Uma alternativa para a conservação da RMT, com vistas a comercialização para fazendas com limitações de área, logística e/ou mão de obra, é a ensilagem (Nishino et al., 2003a,b). Essa prática envolve várias técnicas que quando realizadas corretamente geram o mínimo de perdas possível, mantendo a qualidade dos alimentos por longos períodos. A conservação do material acontece por meio da conversão de carboidratos solúveis em ácidos orgânicos pelas bactérias anaeróbias, tornando o meio limitante ao crescimento de microrganismos espoliadores (McDonald et al.,1991).

A mistura de ingredientes volumosos com subprodutos e concentrados secos favorece a estocagem desses alimentos na forma de silagem, através da maximização na fermentação (Xu et al., 2007a; Miyaji et al., 2013), permitindo formular e ensilar RMT de excelente qualidade (Hu et al., 2015). Segundo Nishino et al. (2003a), Wang & Nishino (2008) e Weinberg et al. (2011), a prática de ensilagem de RMT para os ruminantes deverá aumentar no mundo todo, pois é possível incluir subprodutos úmidos juntamente com o volumoso na dieta dos ruminantes, sem prejudicar a conservação desses, criando um mercado alternativo para atender produtores que optem por comprar alimentos prontos para o rebanho. Esse assunto vem ganhando espaço em países como Japão (Wang & Nishino 2008), Irã (Abdollahzadeh et al., 2010), Israel (Weinberg et al., 2011), Finlândia (Seppala et al., 2012) e China (Hu et al., 2015), onde essa prática vem sendo difundida positivamente. No Brasil, essa técnica ainda é nova, porém bastante promissora. Esse projeto teve como objetivo avaliar as características fermentativas, perdas quantitativas e qualitativas no processo de ensilagem de RMT produzidas pela Nobre Nutrição Animal.

Abaixo link para download disponível